1º de Abril

O historiador trapaceiro

Passado ausente, o historiador submete a representação a que tem acesso a um jogo metodológico para, imageticamente, contar uma história que se propõe realidade e, assim, convencer. That’s what i’m saying.

promethea #15 pg 17

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em curtas, história

3 Respostas para “1º de Abril

  1. OK, não queria estrear os comentários do seu blog chamando atenção para um detalhe, digamos, técnico, mas… não deveria ter uma imagem aí?

    No mais, digo apenas que alguns ditados são realmente pílulas de sabedoria popular. Ou entendi errado o seu post, ou ele pode ser resumido no velho “quem conta um conto aumenta um ponto”…

  2. tdornelles

    Sávio!

    É, eu também tive problemas com a imagem aqui… Desconfio que ela não estava querendo se fixar, mas acho que concertei, haha!

    Enfim, quanto ao ditado, sim e não…

    Sim no sentido que, com certeza, muito do subjetivo contribui na história. E que esse subjetivo transforma o discurso do passado ao recortar um pedaço do objeto e pôr as suas questões em jogo, que são históricas, e portanto, relativas.

    No entanto, o ditado não tá de todo certo, porque pressupõe um conto original, alcançável. E por conseqüência temos que a História seria um aumento dele… uma mentira, enfim. Só que isso é insustentável na medida em que o passado, ou melhor, o que conhecemos do passado se constitui no jogo intelectual – perspectivo, claro – que a História faz. A História escreve ficções, mas não ficções mentirosas ou aleatórias, de livre imaginação. O passado – e não só ele – é inapreensível fora do discurso. Aí que entra Hermes e o modo contraditório como se institui o conhecimento humano.

    História é um discurso, uma invenção humana, uma ficção… “And yet it creates such elegant form. It creates splendor. It creates truth.” Afinal, como poderíamos perceber e comunicar o passado sem vesti-lo em imagerias, narrativas e figuras… sem vesti-lo em representações?

    Um jogo cheio trapaças! Haha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s