O Historiador Artesão (to istorikós di̱miourgós)

O historiador, em seu trabalho, é como um artesão. Plasma e molda com suas mãos a substância do passado. Assim edifica prédios, praças e porões. As pessoas, em suas mentes, fazem dessas construções seus passeios habituais, suas casas e eventualmente suas prisões.

Historiadores conseguem criar fortes prisões. Sem grades, sem muros, essas prisões são feitas dos mais variados graus de apego, aversão e desejo dos próprios prisioneiros. O Historiador age, assim, como mentor maligno.

Nem todos querem isso. Mas então… Como fazer de um edifício um instrumento de liberdade ao invés de ilusão/opressão?

Calma lá! Para começar, oYinYang uso da arte está para além do artesão. Do futuro, e de cada pessoa, nada sabemos. O que sabemos é que um círculo se faz com duas metades. Se pintalgadas, tanto melhor.

A edificação tem que seduzir, pois é filha da Musa (que possamos honrá-la, Clio, com grandes belezas), de outra forma a edificação é uma desolação, um ermo e um desperdício de dinheiro. Viaduto ligando nada a lugar algum. Eis a metade de escuridão.

Mas a edificação pode lançar aos céus. Fazer infiltrar, contrabandear fragmentos: apontar à lua. Não mera prisão escura, cheia de ranger de dentes e delírios. Mas sim uma torre arejada, de saudade oceânica, daquelas saudades surdas de além mar. Eis a metade de claridade.

Ora, tendo acendido uma vela a Deus e outra ao Diabo, o Historiador oferece sua obra ao Mundo. Sem nunca esquecer, mas sem se responsabilizar, o Artesão sabe que estando a arte no Mundo ela vai servir a quem lhe pagar. Não deve, pois, se apegar ao produto de suas mãos. Afinal, mesmo a metade de luz se tornará trevas: a função das torres (mesmo das mais altas entre elas) não é, por acaso, cair?

atorre

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em história, imagens, na prática, parábolas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s